Seleta Consultoria
Category » Artigo do convidado « @ Blog de João Costenaro
Joo Alberto Costenaro
RSS icon Email icon Home icon
  • Mensagens Não-Verbais

    Data do Post: março 13th, 2009 admcostenaro Sem comentários

    Edição 03/2009

    Por: Tim Connor

    Ler mensagens não-verbais pode melhorar dramaticamente seus relacionamentos de vendas, assim como seus resultados.

    Todas as pessoas se comunicam em dois níveis: Verbal ou não-verbal. A comunicação verbal, ou seja, as palavras faladas que usamos, representam uma porção muito pequena (menos de 10%) de nossa mensagem completa. As pessoas podem mentir, dissimular ou induzi-lo a um erro com suas palavras.

    Se há uma inconsistência entre a mensagem verbal e a mensagem não-verbal que você está recebendo de um cliente, eu aconselharia a prestar mais atenção à não-verbal. A mensagem não-verbal sempre será a representação mais precisa dos sentimentos, atitudes ou crenças de uma pessoa.

    Há numerosas formas de comunicação não-verbal. Gestos, expressões faciais, movimentos dos olhos e contato visual, postura e posição do corpo, tom de voz, inflexão, pausas, ritmo e volume. O jeito como as pessoas se vestem também envia um sinal não-verbal.

    Uma maneira fácil de determinar o que alguém está pensando ou sentindo é observar se os seus sinais são abertos ou fechados. Sinais abertos representam abertura, aceitação, boa-vontade, entusiasmo e aprovação. Sinais fechados representam o oposto de todos esses. Sinais fechados são pernas, braços ou mãos cruzadas. Uma falta de contato visual, postura rígida, reclinar-se para longe de você, mãos sobre a cabeça são exemplos de sinais fechados. Os sinais abertos são exatamente o que o nome diz: mãos abertas, pernas descruzadas, contato visual, inclinar-se em sua direção, e por aí adiante. Há milhares de formas de comunicação não-verbal.

    Sugiro a você passar os próximos dias observando e tentando interpretar as mensagens não-verbais das pessoas.